Pular para o conteúdo

O DAINF (Departamento Acadêmico de Informática), da UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Curitiba, oferece dois cursos de graduação: o Bacharelado em Engenharia de Computação e o Bacharelado em Sistemas de Informação. O curso de Engenharia de Computação recebeu a nota máxima (5) no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) de 2019, e o de Sistemas de Informação, a nota 4 em 2021. (Fonte: INEP)

Além disso, o Departamento oferece oportunidades de Iniciação Científica, e é responsável por programas e projetos, a maioria de Extensão, e dois grupos PET – Programa de Educação Tutorial. Ademais, oferta um programa Stricto Sensu, de Mestrado Profissional, o PPGCA – Programa de Pós Graduação em Computação Aplicada, que possui conceito 3 do MEC.

Cursos de Graduação

Engenharia da Computação

O curso de Engenharia de Computação da UTFPR Curitiba foi o primeiro desta modalidade a ser oferecido por uma Instituição Pública Federal de Ensino Superior no Paraná. O curso oferece uma sólida formação que permite a atuação em sistemas de hardware e software. Esta formação vai desde os conceitos mais básicos em programação, matemática, física, estrutura de dados e eletrônica; até tópicos específicos em áreas como bancos de dados, sistemas embarcados, inteligência artificial, controle, visão computacional, redes de computadores, engenharia de software, simulação e interação humano-computador. A formação com foco em projetos práticos e integradores desenvolve nos egressos uma visão generalista e contextualizada dos seus conhecimentos, bem como a capacidade de ser autodidata, criativo e inovador. Além da formação técnica e científica, o curso também oferece uma visão empreendedora, humanística e interdisciplinar, formando profissionais capazes de atuar como líderes no mercado de trabalho. Profissionais formados no curso atuam em diversas empresas e setores, no Brasil e no exterior. 

Sistemas de Informação

O Bacharelado em Sistemas de Informação da UTFPR Curitiba é um curso de graduação voltado diretamente à aplicação da Informática em Empresas e Instituições públicas e privadas. O Curso é o primeiro a ser ofertado por uma instituição federal de ensino no Estado do Paraná com tal foco, sendo gratuito, com duração de 4 anos organizados em 8 semestres. O perfil do profissional formado pelo Curso é um dos mais procurados no mercado pela sua sólida formação técnica e versatilidade. A atuação do Bacharel em Sistemas de Informação abrange áreas como desenvolvimento, gerência, projeto, instalação e administração de sistemas, redes de computadores, bancos de dados, sítios e portais para Internet, comércio e marketing eletrônicos, sistemas móveis, sem fio e outras tecnologias emergentes. Ainda, a formação abrangente o habilita a gerenciar atividades envolvendo Tecnologias da Informação em geral, coordenando equipes de trabalho e definindo o uso, segurança e planejamento de recursos informáticos para resolver problemas das organizações públicas ou privadas, assim como para consultoria em pesquisa e desenvolvimento.