Fundamentos de Programação 2 / TÉCNICA DE PROGRAMAÇÃO

 

Esta página disponibiliza materiais e slides sobre a disciplina de Fundamentos de Programação 2.

 

 

Planos de Ensino e de Aulas:

 

O plano de ensino e de aulas se encontra do Sistema Acadêmico.

 

 

Slides de Fundamentos de Programação 2

 

Obs,: Cada nome de slides é composto primeiramente pela disciplina a que pertence (Fundamentos2), seguido de seu nome propriamente dito no formato SlidesXN [1] e, por fim, da data de sua última atualização.

 

Para obter os slides de uma parte da Disciplina, clique sobre o item desejado:

 

 Revisão dos Conceitos Fundamentais de Linguagem C++.

 

            - Lista de exercícios - Enunciados - algumas soluções.

[Fazer em C++ e não em Java – fazer os dos tópicos já lecionados]

 

 Introdução à Engenharia de Software e a UML (diagrama de classes) – conexões entre o projeto e a implementação.

 

 Conceitos Avançados em Linguagem C++, detalhes da UML (diagrama de classes) e STL (Standard Template Library).

 

            - Exercícios Complementares – EnunciadoGabaritos - Código -

 

 Programação Visual.

 

 

 Threads em C/C++ utilizando Pthreads - Posix.

 

 

 Threads em C/C++ utilizando Windows.

 

 API C++ – Exemplo para TCP/IP.

 

 

Introdução à Padrões de Software – Exemplos em UML e C++.

 

 

 

EXEMPLOS DE COMO INICIAR JOGO EM C++ OO USANDO ALLEGRO

 

  Introdução a Allegro e Exemplos Procedimentais:

 

- http://www.dainf.ct.utfpr.edu.br/~jeansimao/Fundamentos1/Fundamentos1.htm

 

- http://www.dainf.ct.utfpr.edu.br/~jeansimao/Fundamentos1/LinguagemC/Fundamentos1-SlidesC23-2008-10-09.pdf

 

 Exemplos OO usando Allegro - Estes exemplos trazem implementações exemplos de um jogo sendo cada exemplo uma evolução do precedente.

 

- Primeiro Exemplo

- Notas Primeiro Exemplo

 

- Segundo Exemplo

- Notas Segundo Exemplo

 

- Terceiro Exemplo

- Notas Terceiro Exemplo

 

- Quarto Exemplo

- Notas Quarto Exemplo

 

- Quinto Exemplo

- Notas Quinto Exemplo

 

- Sexto Exemplo (03/02/2013)

- Notas Sexta Exemplo

 

            - Sétimo Exemplo (15/03/2013)

- Notas Sétimo Exemplo

 

- Uma Diagrama de Classes para o Sétimo Exemplo

 

 

EXEMPLOS USANDO SFML

 

  Exemplos de Projeto SFML para Codeblocks:

 

- Um exemplo

- Instruções

 

Tutorial SFML (do então monitor Gunar Kroeger):

 

https://sites.google.com/site/gunarkroeger/monitoria

 

 

INSTRUÇÕES PARA APS

 

Instruções sobre como compor APS:

 

APS:

  

- Consiste inclusive em Definir os Requisitos do Software-Jogo e Iniciar o Projeto do Software-Jogo via um Diagrama de Classes em UML. Isto feito, o realizado por ser expresso utilizando o próprio modelo para compor o Relatório-Artigo do Trabalho da Disciplina, escrevendo a Introdução e Descrição do Jogo em Si e (aos menos parte do) Desenvolvimento do Jogo na Versão Orientada a Objetos particularmente a Tabela 1 (Lista de Requisitos).

 

--- Detalhes sobre a APS no Planejamento da Disciplina acima...

--- Modelo do  Relatório-Artigo do Trabalho da Disciplina abaixo.

 

 

 

INSTRUÇÕES PARA O TRABALHO

 

Instruções sobre como escrever  o ‘artigo-relatório’ relativo ao trabalho da disciplina:

  

 Instruções para compor o trabalho (.doc).

 

 Instruções para compor o trabalho (.pdf).

 

 Diagrama de Classe de Bases (em StarUML).

 

 Diagrama de Classe de Bases (em .jpg).

 

 

 

E X E M P L O S   D E   P R O V A

 

Para obter exemplos de provas e algumas soluções delas, clique em:

 

Exemplos de Provas (recentes e anteriores)

 

 

CODE STANDARD - ISO

 

Para apreender como programar em C++ respeitando norma ISO, visite:

 

- http://www.codingstandard.com/HICPPCM/index.html

 

 

TUTORIAS C++

 

Para conhecer mais detalhes do C++, visite:

 

- http://www.cplusplus.com/doc/tutorial/

 

- http://www.apostilando.com/sessao.php?cod=11

 

- http://www.research.att.com/~bs/C++.html

 

- http://thenewboston.org/list.php?cat=16

 

 

ALÉM DE STL (Standard Template Libray), há outro esforço de padronização:

 

- http://www.boost.org/

 

PARADIGMAS DE PROGRAMAÇÃO

 

- http://en.wikipedia.org/wiki/Multi-paradigm#Multi-paradigm_programming_language 

27/10/2011

 



[1] O X pode ser A (de algoritmo), C (de linguagem C) ou C++ (de linguagem C++), enquanto o N é o número do slide.