User Tools

Site Tools


2019:detalhes_do_projeto_emilias_programando

Detalhes do projeto Emílias Programando

Coordenador da atividade: ADOLFO GUSTAVO SERRA SECA NETO

Modalidade da atividade: Projeto de Extensão

Período de execução:

Início: 01, julho 2019

Fim: 30, junho 2020

Objetivo geral da atividade: Divulgar depoimentos de mulheres que atuam na área de Computação para (i) atrair estudantes do ensino médio para a área de Computação e (ii) motivar as atuais alunas de cursos superiores da área da Computação a permanecer e progredir na área.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS: Igualdade de Gênero, Redução das Desigualdades

Cronograma:

  • Realização das Atividades 02/08/2019 a 31/05/2020
  • Finalização do Projeto com Elaboração de Relatório 01/06/2020 a 30/06/2020
  • Planejamento das Atividades do Projeto 01/07/2019 a 01/08/2019

Descrição detalhada

Introdução: A programação de computadores é, atualmente, uma atividade profissional bastante valorizada. A carga horária em disciplinas de programação nos cursos superiores da área geralmente é insuficiente para que os alunos atinjam o domínio necessário de programação para seu uso profissional. Além disto, a área de programação sofre constantes mudanças, exigindo que aqueles que já estão no mercado de trabalho se atualizem regularmente. Empresas e profissionais da área criaram diferentes atividades para treinar e atualizar programadores: Coding Dojos, Coderetreats, Hackathons, etc. Neste projeto, iremos realizar algumas destas atividades na UTFPR com o objetivo de complementar a formação de nossos alunos e de permitir a atualização do público externo.

Conforme lemos em (Bim et al, 2016), há uma “crescente masculinização da área de Computação ” e isto “é uma preocupação mundial”. Neste projeto iremos realizar atividades de treinamento de programação abertas a participantes de todos os sexos, mas pensando em atrair mulheres para a área.

Objetivos específicos:

  • Treinar alunas de graduação e pós-graduação da UTFPR, além de mulheres da comunidade externa, em programação de computadores
  • Preparar as participantes para que possam participar de eventos colaborativos (Coding Dojos, Coderetreats) e competitivos (Maratona de Programação, Hackathons, Game Jams) que envolvam programação.

Justificativa: Este projeto é relevante pois, através do treinamento de mulheres em programação de computadores pode permitir a redução da desigualdade de gênero observada na área. Esta desigualdade se reflete tanto no ingresso em cursos universitários (na UTFPR menos de 20% das ingressantes nos cursos de Computação da UTFPR Curitiba são mulheres) quanto no ingresso em vagas no mercado de trabalho.

Por se tratar de uma profissão com muitas vagas em aberto no mercado de trabalho e com boa remuneração, este projeto também permite minorar o problema da desigualdade de renda.

Neste projeto teremos uma estudante de graduação da UTFPR que auxiliará a realizar os diferentes eventos de treinamento de programação, aprendendo diversas habilidades técnicas (relativas a programação de computadores) e sociais (relativas à organização dos eventos).

Métodos e procedimentos: Planejamento de realização das atividades. Nesta fase selecionaremos os tipos de eventos que pretendemos realizar para treinar programação de computadores. O coordenador do projeto tem experiência com a organização de Coding Dojos, Coderetreats e Datathons (um tipo de Hackathon) e já participou como professor responsável da Olimpíada Brasileira de Informática e da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação.

Realização das atividades. Pretendemos utilizar os laboratórios do DAINF no Câmpus Centro Curitiba para a realização dos eventos, como o coordenador do projeto já fez em outras ocasiões.

Finalização do Projeto com Elaboração de Relatório. Após cada atividade, a equipe preparará um relatório descrevendo como foi o evento, seus pontos positivos e negativos, obtendo feedback dos participantes. A divulgação dos relatórios será feita na página e nas redes sociais do programa “Emíli@s - Armação em Bits”.

Resultados e/ou produtos esperados: O resultado esperado principal será o aprendizado dos participantes nas atividades de treinamento de programação. Eventualmente, para aqueles participantes que desejarem participar de competições (como Hackathons, Datathons, Maratonas de Programação e outras), os resultados podem ser premiações nestas competições.

Referências bibliográficas: BIM, S. A. et al. “Divulgar para Atrair, Motivar para Manter.” 10º WIT-Women in Information Technology. p. 2665-2669, 2016.

2019/detalhes_do_projeto_emilias_programando.txt · Last modified: 2019/08/22 16:32 by adolfont